Loading...
Rua Ayres Quaresma, 64, João Monlevade
Seg-Sex: 06:30 - 17:00 / Sáb: 07:00 - 10:00
+(31) 3851-1356; +(31) 3850-5200

Vácinas

Vácinas

Por que se vacinar

As vacinas são verdadeiros escudos de proteção que nos defendem de diversas doenças. Elas funcionam como um treinamento para o nosso sistema imunológico, preparando-o para combater invasores perigosos. Mas como isso acontece?

As vacinas são feitas a partir de partes enfraquecidas ou inativas de microrganismos, como vírus e bactérias. Ao receber a vacina, o nosso corpo "aprende" a reconhecer esses invasores sem ficar doente. É como se o corpo criasse um mapa detalhado do inimigo, pronto para agir

O processo é simples e eficaz:

  • Apresentação: A vacina apresenta o microrganismo ao corpo.
  • Resposta: O sistema imunológico produz anticorpos, que são como soldados que combatem o invasor.
  • Memória: O corpo "memoriza" como produzir esses anticorpos, criando uma defesa duradoura.

Dessa forma, se você entrar em contato com o microrganismo novamente, o seu corpo estará pronto para reagir rapidamente, evitando a doença ou tornando-a mais leve.

As vacinas são um dos maiores avanços da medicina, salvando milhões de vidas e protegendo a saúde de todos.

Nossas Vácinas

Herpes Zoster Recombinante (Shingrix)

"A vacina Shingrix é uma vacina não viva recombinante utilizada para prevenir o herpes-zóster (também conhecido como cobreiro), uma reativação do vírus varicela-zóster, o mesmo que causa a catapora.

HPV Nonavalente (Gardasil 9)

A vacina HPV nonavalente (Gardasil 9) é uma injeção que protege contra infecções por nove tipos do Papilomavírus Humano (HPV). É indicada para pessoas de 9 a 45 anos.

Meningocócica ACWY (MenACWY - Nimenrix ou Menveo)

A vacina meningocócica ACWY (MenACWY) é uma vacina que protege contra a meningite e a meningococcemia, causadas pela bactéria Neisseria meningitidis. Ela está disponível sob os nomes comerciais Nimenrix e Menveo.

Meningocócica B (MenB - Bexsero)

A vacina Bexsero é utilizada para prevenir a meningite meningocócica do tipo B, causada pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo B. Esta doença é grave, podendo levar à morte ou a sequelas permanentes, como surdez, amputações e problemas neurológicos.

Pneumocócica Conjugada 13-valente (Prevenar 13)

Prevenar 13® (vacina pneumocócica 13-valente (conjugada)) é indicado para proteção de crianças e adolescentes entre 6 semanas e 17 anos de idade, contra os sorotipos (1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F) da bactéria chamada Streptococcus pneumoniae, causadora de doenças pneumocócicas, como meningite (infecção da membrana que recobre o sistema nervoso central), sepse (infecção e falência de múltiplos órgãos), bacteremia (infecção na corrente sanguínea), pneumonia (infecção dos pulmões) e otite média (infecção dos ouvidos).

Pneumocócica Conjugada 15-valente (Vaxneuvance)

VAXNEUVANCE® ajuda a proteger você ou seu filho contra a doença pneumocócica causada por 15 tipos de bactérias chamadas Streptococcus pneumoniae ou pneumococos. A vacina pode ser administrada a crianças de 6 semanas a 17 anos de idade e a adultos de 18 anos de idade ou mais.

Pneumocócica Conjugada 20-valente (Prevnar 20)

A Pneumo 20 serve para proteger os indivíduos da bactéria pneumococo, que é um dos microrganismos capazes de causar pneumonia. Ela foi aprovada para uso no Brasil em 2023, sendo considerada segura. Também é chamada de vacina pneumocócica 20-valente conjugada ou, então, pelo nome comercial Prevenar 20.

Pneumocócica Polissacarídica 23-valente (Pneumovax 23)

A vacina Pneumo 23 ou pneumocócica 23 protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. É indicada para crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos.

Pentavalente (DTPa-Hib-IPV)

A vacina pentavalente (DTPa-Hib-IPV) é uma vacina combinada que protege contra difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, e Haemophilus influenzae tipo b. É indicada para bebês a partir de dois meses de idade.

Hexavalente (DTPa-Hib-IPV-HB)

A vacina hexavalente (DTPa-Hib-IPV-HB) é uma vacina inativada que protege contra seis doenças: Difteria, Tétano, Coqueluche, Poliomielite, Haemophilus influenzae tipo b, Hepatite B. É indicada para bebês a partir de dois meses de idade.

Hepatite A Infantil (monovalente)

A Hepatite viral é uma doença que pode ser causada por alguns tipos de vírus, dentre eles o vírus da hepatite A. De acordo com dados do Ministério da Saúde, detectou-se que, em 2014, foram notificados no Brasil 6.520 casos novos de Hepatite A. O contágio pode ocorrer através da ingestão de alimentos e água contaminados. A vacina de Hepatite A infantil é indicada para todas as crianças e adolescentes. Atualmente, encontram-se disponíveis 2 tipos de vacinas que protegem contra a hepatite A, uma com proteção exclusiva a ela e outra, combinada, com proteção simultânea contra a hepatite A e B. A vacina hepatite A infantil é indicada a partir de 12 meses de vida.

Tríplice Viral (SCR – Sarampo, Caxumba e Rubéola)

A vacina tríplice viral (SCR) é uma vacina atenuada que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. É um imunizante conjugado que ajuda a prevenir essas doenças virais altamente contagiosas.

Varicela (Catapora)

A vacina atua contra a varicela, também conhecida como catapora, que é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa, usualmente benigna e que acomete principalmente crianças não vacinadas. É causada por um herpes vírus denominado varicela-zoster.Trata-se de vacina que apresenta vírus vivos “enfraquecidos” da varicela e é recomendada de rotina para crianças a partir de 12 meses. Excepcionalmente, em situações de surto, por exemplo, pode ser administrada também em crianças a partir de 9 meses, mediante prescrição médica. Todas as crianças, adolescentes e adultos que não tiveram catapora devem ser vacinados.

Rotavírus Pentavalente (RotaTeq)

RotaTeq® é uma vacina oral, pentavalente, indicada para prevenção de gastroenterite por rotavírus em lactentes e crianças, causada pelos sorotipos G1, G2, G3, G4 e sorotipos G que contenham P1A[8] (como o G9) quando administrada em uma série de três doses para lactentes entre 6 e 32 semanas de idade, sendo que a primeira dose deve ser administrada entre 6 e 12 semanas

DTPa (Tríplice Bacteriana Acelular do tipo adulto)

A vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) é uma vacina que previne contra difteria, tétano e coqueluche. É indicada para reforço a partir dos 4 anos de idade, em adolescentes, adultos e idosos.

Dengue (Qdenga - TAK-003)

A Qdenga (TAK-003) é uma vacina contra a dengue desenvolvida pelo laboratório Takeda Pharma. Ela é aplicada por via subcutânea e é indicada para pessoas de 4 a 60 anos de idade.

Influenza (Gripe)

Este ano, a vacina influenza (fragmentada e inativada) a ser utilizada é trivalente (H1N1, H2N3 e influenza B), produzidas a partir de vírus inativados e fragmentados, o que significa que contém somente vírus mortos e, portanto, não podem causar a doença.

Abrysvo (Bronquiolite – RSV para gestantes)

A vacina Abrysvo é uma vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) que protege gestantes, bebês e idosos. Ela é aplicada em dose única, por via intramuscular.